Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Redação - ENEM PPL 2014 | Gabarito e resoluções

1-1 de 1
Questão
2014Redação

PROPOSTA DE REDAO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padro da lngua portuguesa sobre o tema O que o fenmeno social dos rolezinhos representa?, apresentando proposta de interveno, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I Segundo o MC Daniel de Souza, a origem do rolezinho remete aos chamados encontros de admiradores, em que fs dos cantores de funk iam aos shoppings para encontrar os dolos. Antes do rolezinho tinha o encontro de admiradores, que era com os famosinhos das redes sociais, que faziam o seu encontro e reuniam o povo no shopping, declarou. o nico lugar que todo mundo conhece e pblico. O jovem acredita que os encontros de admiradores cresceram e se tornaram os rolezinhos de hoje, atraindo tambm pessoas que aproveitam a situao para causar tumulto. ANTONIO, T. Disponvel em: http://memoria.ebc.com.br. Acesso em: 16 jun. 2014 (adaptado). TEXTO III O funk da ostentao, surgido na Baixada Santista e Regio Metropolitana de So Paulo nos ltimos anos, evoca o consumo, o luxo, o dinheiro e o prazer que tudo isso d. Em seus clipes, os MCs aparecem com correntes e anis de ouro, vestidos com roupas de grife, em carros caros, cercado por mulheres. Diferentemente do ncleo duro do hip hop paulista dos anos 80 e 90, que negava o sistema, e tambm do movimento de literatura perifrica e marginal que, no incio dos anos 2000, defendia que, se para consumir, que se comprem as marcas produzidas pela periferia, para a periferia, o funk da ostentao coloca os jovens, ainda que para a maioria s pelo imaginrio, em cenrios at ento reservados para a juventude branca das classes mdia e alta. Esta, talvez, seja a sua transgresso. Em seus clipes, os MCs tm vida de rico, com todos os signos dos ricos. Esta exaltao do luxo e do consumo, interpretada como adeso ao sistema, tornou o funk da ostentao desconfortvel para uma parcela dos intelectuais brasileiros e mesmo para parte das lideranas culturais das periferias de So Paulo. Agora, os rolezinhos e a represso que se seguiu a eles deram a esta vertente do funk uma marca de insurgncia. Ao ocupar os shoppings, a juventude pobre e negra das periferias no estava apenas se apropriando dos valores simblicos, como j fazia pelas letras do funk da ostentao, mas tambm dos espaos fsicos, o que marca uma diferena. BRUM, E. Disponvel em: http://arquivo.geledes.org.br. Acesso em: 16 jun. 2014 (fragmento).

1-1 de 1